1 de agosto de 2011

Restauração e customização

Customização é um assunto que sempre me interessou, transformar roupas antigas ou simples é uma arte. O trabalho quando bem elaborado é lindo e a roupa nem parece que teve outra vida.
Outro conceito interessante é a restauração, parecido com a customização esse trabalho geralmente é realizado em roupas antigas que precisam de cuidados especiais para consevação. Em Lisboa, o Museu Nacional do Traje realiza esse trabalho em peças de outros séculos, tudo com muito cuidado para manter as características originais.

Esse final de semana fui a um casamento que uniu esses dois trabalhos. A noiva usou um vestido restaurado e customizado por sua tia, Maria Carmem, que deu uma vida nova ao vestido usado por outra noiva. Carminha, como é chamada pela família, faz um trabalho incrível em São Paulo, no seu atêlie confecciona acessórios para empresas que também a enviam peças para customização, a tiara usada por Marília foi ela quem produziu.
O vestido orignal, que por pena não tenho fotos, tinha uma cauda maior, detalhes de rendas no top e um véu. Para Marília, os botõs foram cuidadosamente encapados, a alça de renda foi acrescentada, a cauda excluida e a renda do véu aplicada na barra. O resultado ficou LINDO.
Tirei algumas fotos, mas não ão tenho as com melhores detalhes, ficaram no chip que deixei na cidade dos meus pais. Tentei dar um jeito, mas não é a mesma coisa.

Marília e seu vestido 

Barra com aplicação de duas rendas




Botões encapados e alça rendada

2 rendas