15 de setembro de 2011

De onde vem as boas ideias


O acaso favorece a mente conectada.

Moda de rua

Aconteceu nessa semana o 7° Colóquio de Moda. Uns dos maiores eventos de moda do país é, na minha opinião, o mais interessante da área fashion, o congresso é voltado para a pesquisa e conta com professores, escritores, mestrandos, doutorandos e graduandos na área e afins como sociologia, arquitetura, antropologia, história, design entre outros.
Cada palavra solta é um aprendizado e isso é o que mais me encanta, uma reunião para o desenvolvimento dos conceitos e embasamentos para o estudo da moda.

Muitas palestas me cativam e esse ano a que mais me interessou foi da figurinista da globo Emília Duncan, a apresentação foi sobre o figurino da minissérie Amazônia, antes de começar  Ducan disse -`` figurinistas tem que ser aventureiros, capazes de viajar em qualquer mundo e apreciar cada diferença´´. Ao ouvir e anotar esse comentário surgiram milhões de ideias em minha cachola e decidi fazer um post sobre, dentro do meu conceito, o ``anormal´´, e com fotos de pessoas que me chamaram a atenção dar minha opinião.




A primeira foto é do artista Hélio Leites que apresentou a performance O pregador de botões. Entre muitas misturas e criações alguma referência pode ser decifrada. A roupa do artista é toda pregada de botões, inclusive os sapatos, as calças são pintadas e por esta razão expressa o artista: um contador de histórias.




Podem dizer que é feio, estranho, sem noção, mas tanta criatividade não foge do que ditam ser moda por ai. A personalização ou customização é um conceito bastante em alta e tende a crescer ainda mais é uma forma de reciclagem e sustentabilidade da peça.











A segunda foto é da doutora em psicologia clínica pela PUC/SP e professora do curso de graduação e pós-graduação em Moda da Universidade Anhembi Morumbi, Rosane Preciosa. Conheci a professora nos colóquios e sempre apreciei a maneira autentica de se vestir, alegre, independente, estilosa e livre de conceitos e paradigmas são definições minha referente a ela.

Seus looks são sempre engraçados, adoro a maneira como brinca com as cores e roupas. Mochila, sapato oxford e renda estão em alta, Preciosa utilizou-as de forma irreverente, ADORO.







E fazendo um gancho com a referência da figurinista também vou postar um personagem que conheci no Rio de Janeiro, personalidade excêntrica que me chama atenção.

 A imagem não é bonita nem é um motivo de apreciação, um andarilho, sujo, pedindo esmola pelas ruas do Rio de Janeiro.
É uma imagem triste, mas gosto da forma como ele usa a roupa pra se comunicar com as pessoas. Está com fome, precisando de dinheiro e anda que nem uma diva pra poder conseguir o que quer. Conversei com o personagem, pessoa simpática que entre elogios e esnobes conseguia um certo carisma.

Pode parecer idiota assimiliar um andarilho as tendências de moda, mas dá pra fazer inúmeras ligações com a foto, primeiro sobre a circulação dos produtos de moda, segundo a forma como esses produtos são introduzidos no cotidiano dessa pessoa e em terceiro as tendências de uma forma diferente, a saia que já foi mini e hoje é longa, a sobreposição de estampas e a bolsa de palha que é febre no exterior formam o look da personagem. 
Apreciar as belezas ocultas pelos olhos é um exercício interessante, libere sua íris
A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ.