8 de junho de 2011

Áreas da moda

  "Muitos estudantes acham que fazer moda é apenas o glamour da passarela, mas logo descobrem que é uma profissão como outra qualquer, com todas as dificuldades e recompensas", Raquel Valente, coordenadora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

  Desmestificando o senso comum, que associa moda ao estilismo, um post breve sobre as profissões envolvidas com o curso.
                                                   
  • Estilista ou designer de calçados, acessórios, jóias e estampas: lidam com a criação de produtos para um público-alvo definido. Podem estar dentro de empresas ou serem autonomos.

  •  Vitrinista: responsável por transmitir a imagem ou conceito de uma marca na vitrine. Cria-se um ambiente decoratico para atingir o consumidor. 



  • Marketing: lida com a publicidade do produto de moda e os direciona ao consumidor.

  • Figurista (meu futuro): pessoa responsável pela composição da identidade visual de personagens de filmes, novelas, seriados, propagandas e até mesmo vídeo-clipes.

  • Produtor de moda: busca elementos, modelos, roupas e acessórios para realização de fotografias, campanhas, desfiles e publicidades. 

  • Modelista: torna realidade as criações do estilista. O trabalho pode ser plano, computadorizado ou em 3D (moulage), seguindo os padrões da empresa ou pessoal.

  •          Gerente de produto

  • Comprador: realiza compra de peças prontas, tecidos e acessórios para serem revendidos em lojas de multimarcas.

  • Pesquisador de tendências: analisa as tendências através de pesquisas comportamentais, sociais, psicológicas, geográficas, entre MUITAS outras.


  • Fotógrafo: realiza a fotografia de eventos, desfile, lookbook e catálogos, considerando a proposta do cliente.

  • Jornalismo: especializado na área de moda pode trabalhar em revistas, jornais e televisões específicas ao nossso mundo. Avaliam trabalhos prontos e apontam tendências. 

  • Cabelereiro e maquiador: auxiliam o estilista a produzir as modelos para desfiles, editoriais, televisão, entre outros.

  • Consultoria ou personal stylist: cuida da aparência e ajuda pessoas a combinar roupas segundo as tendências, corpo ou personalidade.



  • Gerente de modelos.

  • Assessor(a) de imprensa: profissional com ampla rede de relacionamentos, responsável pelas informações que chegam à imprensa sobre uma empresa ou profissionais de moda. 


    " A maior dificuldade acontece quando o aluno se fecha. Como o mercado é mito dinâmico, é importante que um grande envolimento com diferentes atividades para conquistar espaço." Raquel Valente.

PS: to precisando de um photoshop urgente.





6 de junho de 2011

Moda para homens

         O preconceito voltado para o curso de moda ainda é muito grande.  Homens sempre são taxados de gays só porque se sensibilizam pela criação têxtil. Não vou desvalorizar os homossexuais, adoro vocês, só quero mostrar um lado dessa área que as pessoas não veem.
 Nem todo homem ligado a moda é gay, desde que entrei na universidade, sempre me perguntavam sobre as pessoas que estudavam comigo e quantos eram gays,  independente da resposta a opção sexual de cada um nunca fez a menor diferença nesse mundo, ninguém é bom ou ruim só por ser homo ou hetero. Tem muito homem em moda e muito homossexual em engenharia, por exemplo.
 Sou um tanto quanto feminista e acredito no potencial das mulheres no mercado de trabalho, porém muito antes de ser feminista sou contra o preconceito e tenho maior orgulho em dizer, para quem não sabe, a importância do gênero masculino (homo ou hetero) nessa área, sem desmerecer as colegas de sala.
 Sempre vai ser praticamente impossível competir uma criação com um homem, eles tem um domínio criativo muito grande, pensam a frente e ao contrário de nós mulheres, arriscam sem ficarem presos a detalhes e regras, o que faz toda diferença, já que lidamos com o original e diferencial. Além de tudo são muito autoconfiantes no que fazem, são bons e sabem disso. Todos os concursos que já vi foram eles que chegaram na final e consequentemente ganharam o prêmio e pode ter certeza que por trás das maiores marcas de moda ou das criações mais famosas tem uma mente masculina trabalhando.
No Brasil estudei e morei com um hetero, fazia maior sucesso na faculdade e afirmo com todas as letras, ele não tinha nada de gay. Agora em Portugal tenho a oportunidade de estudar com três e provavelmente no futuro essa estatística irá aumentar.
Faz tempo que fico indignada com esse assunto e lendo um artigo em um blog sobre um homem que foi vítima de preconceito porque comprou uma Vogue, resolvi fazer esse post. Fui atrás de um dos “garanhões” da sala  e fiz uma pequena entrevista.  
  

Armando Peixoto tem 23 anos e  entrou no mundo da moda porque estava ligado à arte. Sua primeira escolha foi arquitetura, mas não tinha pontuação suficiente segundo o método de avaliação utilizado aqui em Portugal. Está no terceiro ano do curso de Design e Marketing de Moda da Universidade Do Minho e é apaixonado pelo curso. Adora a parte de ilustração e design gráfico e é o que pretende seguir no futuro.
Para finalizar arrisquei perguntar se ele já tinha se passado por gay só para atrair as colegas de sala e muito convicto de sua resposta disse que não, que é exatamente ao contrário. 






Vamos nos permitir a enchegar o mundo em que estamos, o século já é novo a muito tempo e moda é pra homem sim.
Ahh, já ia me esquecendo. Nós AMAMOS estudar com vocês, não tem nada melhor do que entrar na sala e ver um bonitão no nosso meio.