8 de junho de 2011

Áreas da moda

  "Muitos estudantes acham que fazer moda é apenas o glamour da passarela, mas logo descobrem que é uma profissão como outra qualquer, com todas as dificuldades e recompensas", Raquel Valente, coordenadora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

  Desmestificando o senso comum, que associa moda ao estilismo, um post breve sobre as profissões envolvidas com o curso.
                                                   
  • Estilista ou designer de calçados, acessórios, jóias e estampas: lidam com a criação de produtos para um público-alvo definido. Podem estar dentro de empresas ou serem autonomos.

  •  Vitrinista: responsável por transmitir a imagem ou conceito de uma marca na vitrine. Cria-se um ambiente decoratico para atingir o consumidor. 



  • Marketing: lida com a publicidade do produto de moda e os direciona ao consumidor.

  • Figurista (meu futuro): pessoa responsável pela composição da identidade visual de personagens de filmes, novelas, seriados, propagandas e até mesmo vídeo-clipes.

  • Produtor de moda: busca elementos, modelos, roupas e acessórios para realização de fotografias, campanhas, desfiles e publicidades. 

  • Modelista: torna realidade as criações do estilista. O trabalho pode ser plano, computadorizado ou em 3D (moulage), seguindo os padrões da empresa ou pessoal.

  •          Gerente de produto

  • Comprador: realiza compra de peças prontas, tecidos e acessórios para serem revendidos em lojas de multimarcas.

  • Pesquisador de tendências: analisa as tendências através de pesquisas comportamentais, sociais, psicológicas, geográficas, entre MUITAS outras.


  • Fotógrafo: realiza a fotografia de eventos, desfile, lookbook e catálogos, considerando a proposta do cliente.

  • Jornalismo: especializado na área de moda pode trabalhar em revistas, jornais e televisões específicas ao nossso mundo. Avaliam trabalhos prontos e apontam tendências. 

  • Cabelereiro e maquiador: auxiliam o estilista a produzir as modelos para desfiles, editoriais, televisão, entre outros.

  • Consultoria ou personal stylist: cuida da aparência e ajuda pessoas a combinar roupas segundo as tendências, corpo ou personalidade.



  • Gerente de modelos.

  • Assessor(a) de imprensa: profissional com ampla rede de relacionamentos, responsável pelas informações que chegam à imprensa sobre uma empresa ou profissionais de moda. 


    " A maior dificuldade acontece quando o aluno se fecha. Como o mercado é mito dinâmico, é importante que um grande envolimento com diferentes atividades para conquistar espaço." Raquel Valente.

PS: to precisando de um photoshop urgente.





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