10 de agosto de 2011

Prostituição...Lixo? Arte?

Mais uma revolta...
Há um tempo venho adiando de assistir um documentário chamado Lixo extraordinário, do artista plástico Vik Muniz. A obra foi indicada ao Óscar desse ano para  Melhor documentário ao abordar o trabalho do artista no maior aterro sanitário do mundo, localizado na cidade de Duque de Caxias- RJ. Vik convive no local  afim de compreender aquele mundo, a vida das pessoas no meio do lixo e como elas se sentem. A partir disso transformar tudo em arte e de alguma forma ajuda-las. Só de assistir o trailer dá pra perceber o quão fantástico e emocionante é o assunto.
Como não estou fazendo nada dessa vida, resolvi assisti-lo ontem e percebi que o trailer não é nada perto do que realmente é o documentário.
É tão bonito ver atitudes como a do artista, são tão poucas as pessoas que fazem pequenas coisas pra fazer a diferença. O próprio artista dá depoimentos dizendo que ele também já foi pobre um dia e que hoje, bem sucedido e reconhecido, quer ajudar com o seu trabalho, mostrando que a vida pode ser melhor e criar um pouco mais de esperança. Nós, nessa realidade privilegiada da sociedade, estamos sempre reclamando da vida, sempre desanimados com o mundo, sempre menosprezando e fechando os olhos para o que está acontecendo em volta, ou julgando os que por alguma razão não tiveram a mesma oportunidade que nós.
Durante o documentário houveram alguns depoimentos em que mulheres diziam que sentiam muito orgulho do que estavam fazendo, que não tinham vergonha de dizer que por falta de dinheiro tiveram que ir ao aterro separar lixo pra poder comer e que agradecem sempre por estarem ali e não nas esquinas se prostituindo. É muito engraçado ver isso, porque coincidentemente nessa semana assisti o filme ''O doce veneno do escorpião'' de Bruna Surfistinha que conta a história da menina de classe média que se deu bem na vida através da prostituição e é ridículo perceber o apoio e a repercussão que o longa teve. No elenco só tinha gente famosa, e pelo visto o marketingo foi tão bom que lá em Portugal eu fiquei sabendo da estréia. Não desmereço a vida que cada um escolhe pra si nem tão pouco o filme, ele é legal, o triste é ver um país movido pra promover essa atuitude, promover o prazer de ganhar a vida se doando e se vendendo, fazer fama e dinheiro a partir desse ato e ''esconder'' trabalhos como o do artista Vik Muniz que teve apoio de uma direção londrina pra ser realizado e ser estréia só nas grandes capitais brasileiras.
E pra não dizer que o artista é falado aqui dentro, vi esses dias o faustão, por alguns segundos, apresentando as obras dele em seu programa, só não ouvi em nenhum momento ele comentar sobre o trabalho que o artista fez no aterro de Gramaxo, nem o bem que fez aos catadores de material reciclável.
Acho que está faltando cartazes nas cidades - Tá sem dinheiro? Então vem dar a b..., no pior das hipóteses você fica famoso, porque pegar lixo, meu amigo, nem dinheiro nem fama só o desprezo de ser tratado como animal por colaborar em deixar a cidade onde pisamos e a casa onde moramos mais limpa.


TRAILER


Esse bimentre irei trabalhar o documentário em uma coleção na faculdade, depois de abandonar o projeto em Portugal, realizarei aqui. Quando terminar eu posto.

2 comentários:

  1. EXTRAORDINARIO. Ameeeeeeeeeeei Mari... beijo Isa

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mah! Mas eu acho sim que o trabalho dele deve repercussao aqui. Foi até a abertura da ultima novela as 8. Bjs Olivia

    ResponderExcluir

Obrigada.