6 de junho de 2011

Moda para homens

         O preconceito voltado para o curso de moda ainda é muito grande.  Homens sempre são taxados de gays só porque se sensibilizam pela criação têxtil. Não vou desvalorizar os homossexuais, adoro vocês, só quero mostrar um lado dessa área que as pessoas não veem.
 Nem todo homem ligado a moda é gay, desde que entrei na universidade, sempre me perguntavam sobre as pessoas que estudavam comigo e quantos eram gays,  independente da resposta a opção sexual de cada um nunca fez a menor diferença nesse mundo, ninguém é bom ou ruim só por ser homo ou hetero. Tem muito homem em moda e muito homossexual em engenharia, por exemplo.
 Sou um tanto quanto feminista e acredito no potencial das mulheres no mercado de trabalho, porém muito antes de ser feminista sou contra o preconceito e tenho maior orgulho em dizer, para quem não sabe, a importância do gênero masculino (homo ou hetero) nessa área, sem desmerecer as colegas de sala.
 Sempre vai ser praticamente impossível competir uma criação com um homem, eles tem um domínio criativo muito grande, pensam a frente e ao contrário de nós mulheres, arriscam sem ficarem presos a detalhes e regras, o que faz toda diferença, já que lidamos com o original e diferencial. Além de tudo são muito autoconfiantes no que fazem, são bons e sabem disso. Todos os concursos que já vi foram eles que chegaram na final e consequentemente ganharam o prêmio e pode ter certeza que por trás das maiores marcas de moda ou das criações mais famosas tem uma mente masculina trabalhando.
No Brasil estudei e morei com um hetero, fazia maior sucesso na faculdade e afirmo com todas as letras, ele não tinha nada de gay. Agora em Portugal tenho a oportunidade de estudar com três e provavelmente no futuro essa estatística irá aumentar.
Faz tempo que fico indignada com esse assunto e lendo um artigo em um blog sobre um homem que foi vítima de preconceito porque comprou uma Vogue, resolvi fazer esse post. Fui atrás de um dos “garanhões” da sala  e fiz uma pequena entrevista.  
  

Armando Peixoto tem 23 anos e  entrou no mundo da moda porque estava ligado à arte. Sua primeira escolha foi arquitetura, mas não tinha pontuação suficiente segundo o método de avaliação utilizado aqui em Portugal. Está no terceiro ano do curso de Design e Marketing de Moda da Universidade Do Minho e é apaixonado pelo curso. Adora a parte de ilustração e design gráfico e é o que pretende seguir no futuro.
Para finalizar arrisquei perguntar se ele já tinha se passado por gay só para atrair as colegas de sala e muito convicto de sua resposta disse que não, que é exatamente ao contrário. 






Vamos nos permitir a enchegar o mundo em que estamos, o século já é novo a muito tempo e moda é pra homem sim.
Ahh, já ia me esquecendo. Nós AMAMOS estudar com vocês, não tem nada melhor do que entrar na sala e ver um bonitão no nosso meio.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu Blog, os assuntos abordados prenderam a minha atenção!

    (Tanto que até dei uma paradinha aqui na mono pra ficar lendo hehe)

    E esse post em especial, fala muito sobre a indignação que também sinto com relação à esse preconceito.

    Beijos Má!

    ResponderExcluir
  2. Armando não faz o estilo garanhão naum Mari...ele é mais o estilo bom menino, inteligente e na dele...acha naum?

    ResponderExcluir

Obrigada.