12 de junho de 2011

Moda e sociedade

"Se me concedessem escolher entre os vários livros que serão publicados
100 anos depois da minha morte, sabem qual pediria? Não, o eleito desta
futura biblioteca não é um romance, nem um livro de história que, se tem
algum interesse, também é um romance. Meus amigos, pediria simplesmente
uma revista de moda para ver como é que as mulheres se vestirão um século
depois da minha morte. E aquelas máscaras saberão dizer-me mais sobre a
humanidade futura do que os filósofos, os escritores, os pregadores, os
sábios» "(Anatole France)

 Não somos meros produtores do consumismo, moda tem uma importância muito grande dentro da sociedade e vai muito além de roupas e acessórios.
 Uma coleção não é realizada do dia para a noite e por trás dos temas é realizado uma grande pesquisa. Não apontamos tendência de acordo com o que gostamos ou achamos bonito, há um profundo estudo da sociedade.
 Pra saber o que irá se usar na próxima estação precisamos primeiro saber o que estará acontecendo com o país e mundo naquele momento, se a sociedade estará ou não mais consumista, se o mundo irá ou não acabar, se a comunicação irá ou não dominar, se os cartões de crédito serão ou não mais usados, se o oceano irá ou não ocupar a costa brasileira, portuguesa ou tailandesa, se o turismo será ou não a salvação da crise, entre muitas outras questões.
 Pode parecer futilidade, mas a frase a cima engloba muito assunto, e sim, é verdade que podemos definir uma sociedade a partir do que ela está vestindo, pois com a vestimetna iremos compreender todo o estado da sociedade em questão. Não é atoa que em estudos indumentários vemos, por exemplo, as condições das roupas em plena Segunda Guerra Mundial, a situação precária para exportação e importação de tecidos enquanto os Estados economizavam, matavam e se individavam em produtos bélicos era muito alto. As roupas eram mais pesadas, quando não, feitas de sacos, em cores sempre escuras como o preto e cinza, puro refelxo do que estavam passando. Também é notável o grande luxo que dominou os países europeus depois de tamanha tristeza. Mulheres que não aguentavam a moda dos anos de guerra, se esbaldaram em volumes e brilhos nos anos 50.
 Pensar que moda é mera futilidade, como em outros assuntos aqui postado, já é passado. Determinamos e adiantamos a vida da sociedade e sabemos através de pesquisas as condições do mundo em previsões de 5, 10, 15, 20, ... anos.


TUDO É INSPIRAÇÃO









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada.